sexta-feira, 28 de outubro de 2016

3 Respostas que todo Nerd deve Saber #4

Olá Nerd, quase nerd ou nada nerd!

Você sabe o que é o dia da toalha? E qual o significado da sigla RPG e Geek? A Nerd em Treinamento também não sabia, mas vai lhe contar.

O dia da toalha foi criado por fãs de Douglas Adams para lhe prestar uma homenagem divertida e irreverente, bem da forma como o autor da “trilogia” de cinco livros da série “Guia do Mochileiro das Galáxias” gostava de levar a vida.

A ideia para os livros do guia, que venderam cerca de 15 milhões de cópias, surgiu em um programa de comédia veiculado na rádio Britânica BBC em 1974.

Para quem nunca leu a série, fica difícil entender a importância da toalha, mas vou tentar explicar.
O guia do mochileiro das galáxias explica que numa situação em que tudo parece dar errado, uma toalha pode ser a salvação, já que pode servir a muitos fins e um mochileiro prevenido nunca se separa de sua toalha. Uma toalha pode ser um funcional agasalho, pode se deitar sobre ela, dormir debaixo dela ou ainda ser usada como vela de uma mini jangada, quando úmida pode servir como arma de combate corpo a corpo e muitos outros usos, mas o mais importante é que uma toalha pode ser usada para pedir carona para viajar pelo universo.

Douglas Adams nasceu em 11 de março de 1952 e faleceu aos prematuramente aos 49 anos em 11 de maio de 2001, vítima de um ataque cardíaco. Duas semanas após sua morte no dia 25 de maio de 2001, seus fãs organizaram um tributo chamado “Towel Day” ou “Dia da Toalha”, tornando-se um dos dias mais importantes do calendário Nerd.

Uma confusão comum é também atribuir ao dia 25 de maio o “Dia do orgulho Nerd”, porém esta comemoração é repudiada pela maioria dos nerds, justamente por ser designada, normalmente, por aqueles que não são nerds. O que acontece é que no dia 25 de maio de 1977 estreava o sucesso Guerra nas Estrelas: Uma nova esperança de George Lucas, então os não-nerds acabaram criando essa denominação de dia do orgulho nerd, que nas palavras de Nick Ellis, é uma comemoração muito menor do que o “Dia da Toalha”.

Se você não tinha noção da importância do “Dia da Toalha” para o universo nerd confira o site do Towel Day 

E o que é RPG?

Em relação ao RPG, quando o Mateus estava realizando sua dissertação de mestrado ouvia muitas
vezes “RPG?”, “R o que?”, “Reeducação Postural Global?”, “Seu trabalho é sobre fisioterapia?” Nada fácil ter que lidar com estas questões, mas é a realidade, poucas pessoas fora do universo nerd conhecem o RPG.

Role-playing game é um jogo, mas é um jogo muito peculiar, já que neste jogo não há derrotados, não existe competição, todos ganham. Todos vencem juntos ou todos tombam, lembra algo do filme dos vingadores mesmo “Unidos nós vencemos. Separados nós caímos”.

Outra peculiaridade do RPG é que grande parte do jogo se passa na cabeça dos jogadores, dependendo muito da imaginação de cada um para que de fato “entrem” no jogo. A maior parte dos jogos de tabuleiro ou brinquedos precisam de um monte de materiais de apoio, cartas, peças, tabuleiros, acessórios diversos etc. O RPG não precisa de nada disso, pelo contrário, basta papel e lápis, dados ajudam a resolver disputas e testes, inserem o poder do acaso na trama desenvolvida pelos jogadores, mas mesmo sem os dados é possível jogar simular esse acaso por outros meios como uma disputa de Jokenpo


Talvez se comparado a outros jogos e brinquedos, o RPG tenha proporcionalmente muito menos jogadores, pois o jogo é vendido em livrarias, os manuais (com muitas páginas) são a porta de entrada para o universo mágico do RPG, o que de fato limita muito o grupo de interesse, já que para dominar o sistema de jogo escolhido são necessárias horas e mais horas de leitura e estudo. Aqueles que tem mais sorte acabam sendo convidados por amigos, namorados ou namoradas, para conhecer o jogo estranho que jogam e são "iniciados", digo ensinados por jogadores experientes e só depois acabam buscando os livros para melhorar seu desempenho no jogo. 

RPG é uma brincadeira muito "séria", já que aqueles que praticam o jogo de mesa tradicional acabam praticando diversas "esferas de habilidade", tais como comunicação oral e corporal, liderança, negociação, leitura, capacidade de pesquisa, tomada de decisões, tolerância, entre outras. 



E GEEK, sabe o que é?

Esta é fácil, geek é um tipo de nerd que tem seus principais interesses voltados para tecnologia, pode ser considerado um grupo de nerds que mais tem crescido nos últimos anos. Entre geeks famosos podemos citar Bill Gates, o fundador da Microsoft e Steve Jobs da Apple. 

A palavra inglesa Geek vem do Alemão Geck, que significava originalmente um idiota ou aberração (freak).

E você sabia que o primeiro registro do termo geek foi em 1916? Muito antes da tecnologia que usamos hoje. Era usado para descrever atrações de um circo de aberrações. O termo era especialmente atribuído a artistas que faziam coisas estranhas como morder cabeças de galinhas ou outros animais pequenos vivos, estas performances eram chamadas de "Geek Shows". 

Com o passar do tempo esta definição (tolo, idiota ou até freak) mudou, alguns consideram geek e nerd a mesma coisa, mas há conotações diferentes, normalmente associando o geek a imagem de um jovem brilhante, com problemas para se socializar e prufundo interesse pela tecnologia. 

Estas foram as "3 Respostas que todo Nerd deve saber" da semana. 

Se ainda não conferiu o nosso vídeo, não deixe de conferir. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário